Como deixar de ter medo de viajar de avião


medo-viajar-aviao

Andar de avião é um medo comum entre muitas pessoas, e há quem procure ajuda para acabar com esse medo de viajar num avião!

Veja aqui as nossas indicações para perder todo o seu medo de andar de avião.

Muitas pessoas querem viajar mas têm medo, ou então precisam de viajar devido ao seu trabalho profissional, e acabam desesperando com o medo de ter que entrar num avião e saber que vão voar…

Há vários destinos, em que o avião é a única forma de chegar (a não ser que queira levar meses a atravessar oceanos de barco…), para além de que existem países, em que os barcos não chegam lá como meio de transporte de passageiros…

Em alguns empregos, é necessário andar a viajar de país para país, ou em caso de urgência, é necessário voar para chegar a outro país o mais rápido possível… E o único meio de conseguir chegar a outros países de uma forma rápida, é através do avião!

Perder o medo de andar de avião não é complicado… Só precisa ter alguns conhecimentos sobre alguns fatos reais, relacionados com aviões, para ficar mais tranquilo sobre o assunto de voar de avião!

Para começar, fique sabendo que a chance de acontecer algo de terrível e trágico com o avião onde está a voar, tem uma probabilidade de ocorrer de… 0,00001% !!! É realmente pouco! Não deixe que esse seu medo de voar, atrapalhe a sua vida, e esteja a impedir de viajar para conhecer outros países e outros lugares!

O avião é o meio de transporte mais seguro!

Apesar de voar a grandes altitudes, o avião é considerado como o meio de transporte mais seguro… Como já dissemos, a chance de acontecer algo errado com o avião onde está voando é de 0,00001%!!

Há perigos piores que andar de avião e você faz no dia a dia!

Andar de carro, ou simplesmente andar a pé na rua, são situações normais da vida, mas que existe uma maior chance de acontecer uma tragédia, do que propriamente num avião!

Ir de viagem desde a sua casa, até ao aeroporto, é bem mais perigoso do que ir de avião de um país para outro!

Existe uma maior probabilidade de você morrer intoxicado com algo que comeu (1 em 3 milhões), do que num acidente de avião!

Também tem maiores chances de ser atingido por um raio numa tempestade, do que acontecer uma tragédia no avião que está voando…

E existem muitos mais outros exemplos, que são mais perigosos do que viajar de avião, e mesmo assim você enfrenta eles no dia a dia!

Tenha conhecimento e prepare-se para o que vai sentir durante o voo!

Durante o voo vai sentir algo estranho, mas não pode pensar que é algo de errado ocorrendo! Aliás… Não está ocorrendo nada de errado… É normal sentir algumas agitações durante o voo!… Muitas vezes, você está com medo de voar, ou durante o voo do avião, porque não sabe o que irá acontecer de seguida… Se já estiver preparado, já sabe o que vai acontecer e então não vai sentir medo!

Quando estiver descolando, você vai sentir o avião indo demasiado rápido… Mas ele precisa mesmo de ganhar toda essa velocidade para poder descolar e voar! Portanto, entenda que enquanto está por terra, o avião vai ter que acelerar muito, para poder descolar… Assim que conseguir atingir a velocidade suficiente para descolar, ele vai levantar voo, e não vai sentir mais essa velocidade enorme!

Se não sabe, fique também sabendo que os seus ouvidos vão ficar “tapados” quando estiver no ar…. Isso acontece principalmente quando o avião sobe ou desce, os seus ouvidos ficam tapados devido à mudança de pressão.

Se olhar pela janela, e ver a asa do avião se movendo… Não se assuste! Isso é normal!




Durante o voo, também pode sentir alguma turbulência… Não sabe o que é turbulência? A turbulência é como dirigir em uma estrada em que tem muitos buracos… No ar também existem algumas áreas em que a pressão é muito alta ou por outro lado, é muito baixa, e isso faz com que você sinta que o avião está “caindo”, ou dando um salto! Mas isso é normal! Quando houver um caso de turbulência, só tem que ficar sentado, e esperar essa turbulência acabar…

Fique sabendo também, que os aviões estão feitos mesmo para suportar as turbulências, e podiam fazer toda a viagem em turbulência… Mas tal não acontece, porque os pilotos têm a preocupação de sair da turbulência, com o objetivo de acalmar os passageiros e para não causar muita agitação dentro do avião.

1 hora no ar = 11 horas de manutenção!

Um avião tem 11 vezes de horas de manutenção do que as horas que passou no ar! Já imaginou?? Um avião que fez uma viagem de 2 horas, vai ter 22 horas de manutenção… É muita manutenção para poder dar a certeza que tudo vai correr bem!

No avião, sente-se num lugar perto do corredor

Se poder escolher um lugar do lado do corredor, será melhor… Assim vai ter facilidade em esticar as suas pernas, terá mais facilidade também em conversar com as aeromoças, hospedeiras ou comissárias de bordo, para se distrair… Também poderá se levantar e caminhar um pouco para se distrair. Para além disso, ficar longe da janela, vai evitar que fique olhando para fora, o que pode causar algum medo, principalmente se as alturas forem o seu principal receio.

Faça algo durante o voo para se distrair

Ler um livro, dormir, ouvir musica, ver um filme, desenhar, pintar, ou qualquer outro exercício, pode ser feito no avião… O tempo irá passar mais rápido se estiver distraído e fazendo algo que gosta!

Faça exercícios de relaxamento

Respire fundo, descontraia, mantenha os olhos fechados, imagine numa paisagem bonita… Qualquer coisa! Abstraia-se do que está acontecendo no avião e tente relaxar… Descontraia os músculos e fique relaxado! Tudo vai correr bem

Não pense em tragédias

Não podemos negar que as tragédias acontecem, mas vamos voltar a relembrar os dados estatísticos: 0,0001% … Isto significa 1 em cada 11 milhões! É mesmo muito pouco! Lembre-se que caminhar na rua ou dirigir um carro é bem mais perigoso e tem mais chances de acontecer algo trágico! Evite ler sobre notícias de tragédias, não pense em coisas más, não pense em episódios negativos com aviões… Isso não vai acontecer!

Se mesmo acha que não consegue voar! Procure ajuda

Procure a ajuda de um psicólogo ou até mesmo de um médico, se considera que não consegue voar e que está mesmo com muito medo de andar de avião! Lembre-se novamente que é seguro!! É mais seguro viajar no avião do que no seu próprio carro!

Se sofrer com graves problemas de ansiedade, o melhor mesmo será conversar com o seu médico acerca do assunto, para saber como pode fazer algum tratamento, de forma a tranquilizar-se mais.




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *