Como deixar de ter nariz entupido


Ter o nariz entupido é uma verdadeira dor de cabeça! Não conseguimos falar direito, não conseguimos respirar normalmente e a nossa cabeça parece que pesa mil toneladas!

Neste artigo deixamos-lhe dicas infalíveis para que o seu nariz deixe de estar entupido. Leia o nosso artigo e relaxe: já falta pouco para respirar de forma normal!

Porque é que o nosso nariz entope?

O nome científico para nariz entupido é congestão nasal. É um dos sintomas mais desagradáveis que podemos ter pois atrapalha o nosso rendimento diário, porque ao não respirar devidamente não oxigenamos o cérebro da forma correta e sentimo-nos mais facilmente cansados e com mais dificuldades de concentração. O nosso nariz entope quando os seus vasos sanguíneos se inflamam, o que dificulta a respiração. Nem sempre o nariz entupido significa que temos muito muco. Em casos de alergia o nosso nariz pode entupir sem ter muco nenhum.

10 dicas incríveis que farão com que o seu nariz fique desentupido e que possa respirar normalmente, sem qualquer dificuldade!

#1 – Use e abuse do eucalipto.

O eucalipto é um remédio natural super eficaz no tratamento da congestão nasal. Deixe ferver água numa panela com algumas folhas de eucalipto durante 10 minutos. Respire os vapores que a água liberta. Para tornar o tratamento ainda mais eficiente, pode colocar uma toalha em cima da cabeça, de modo a que o vapor fique mais concentrado. Faça este tratamento 3 vezes por dia durante 10 minutos. O seu nariz vai agradecer!

#2 – Relaxe no banho.

Um banho bem quente é uma ótima forma de sentir alivio no nariz. Ponha a água bem quentinha pois o vapor que se forma com temperaturas altas é muito bom no tratamento do nariz entupido. Deixe a água quente cair no seu rosto e relaxe. Quando sair do banho vai sentir-se muito melhor!

#3 – Mantenha a cabeça numa posição alta.

Não é à toa que é na cama que o nosso nariz decide entupir ainda mais! Manter a cabeça direita ajuda a aliviar a congestão nasal pelo que quando está sofrendo com este problema, o aconselhável é que durma com a cabeça o mais alto possível. Isso vai ajudar a ter uma melhor noite de sono.

#4 – Lave o nariz com água do mar.

O sal ajuda a eliminar o mucro e as secreções que tanto nos incomodam. Lave o nariz com água do mar duas a três vezes por dia. Pode usar água com sal (um simples preparado que pode fazer em casa) ou comprar água do mar na farmácia. Isso vai ajudar a que se sinta bem mais aliviado.

#5 – Ingira muita vitamina C.

Laranja, tangerina e abacaxi são três frutos muito bons no combate ao nariz entupido. A vitamina C que contêm fortalecem o sistema imunológico e ajudam a prevenir resfriados.

#6 – Beba muitos líquidos.

É um conselho quase universal, mas a verdade é que a água, os chás e os sumos naturais ajudam o organismo a ficar sempre hidratado. Do mesmo modo, beber bastante água vai contribuir para liquidificar as secreções, ajudando à sua eliminação.

#7 – Utilize um descongestionante nasal.

Existem bons descongestionantes nasais à venda na farmácia e não é necessário ter receita médica. Contudo, estes medicamentos só devem ser utilizados se realmente não suportar a congestão e não deve utiliza-los por mais de 3 dias, pois poderá causar uma irritação ainda maior. Tenha também cuidado para não abusar dos descongestionantes nasais! Deverá usar conforme a posologia indicada (normalmente de 7 em 7 horas, ou 8 em 8 horas, ou até 12 em 12 horas), uma vez que uma sobredosagem pode causar um efeito contrário ao desejado, ou seja, em vez de congestionar, vai provocar uma congestão ainda maior!

#8 – Cheirar cebola.

Não podemos negar que não é um cheiro muito agradável, mas a cebola ajuda muito no combate à congestão nasal. Basta cortar a cebola em quatro partes e inalar o seu aroma. Outra alternativa é dormir com uma cebola aberta ao meio na mesinha de cabeceira, bem do lado da sua cama. No dia a seguir vai acordar bem melhor!

#9 – Evite o ar condicionado.

Estar em ambientes fechados com ar condicionado é muito mau para o seu nariz, piorando os sintomas se já estiver com congestão e contribuindo para uma maior probabilidade de ficar com o nariz tapado. Faça por evitar estar em locais muito fechados e nunca esteja exposto diretamente ao ar condicionado.

#10 – Expulse tudo cá para fora.

Assoar o nariz é essencial para se livrar do incómodo que é estar com o nariz tapado. Esforce por conseguir fazê-lo pois isso vai ajudar muito na cura completa. O muco que está no interior do nariz é o culpado pela sua dificuldade em respirar por isso chute-o cá para fora e irá sentir-se melhor!

Estas são algumas dicas que resultam na cura de um nariz entupido. No entanto, se os sintomas persistirem ou se fica com o nariz congestionado com muita frequência, o aconselhável é consultar um médico. Os dias frios e os dias de primavera são os mais propícios para ter o nariz tapado. Cuidar do nariz durante todo o ano é um ótimo passo para evitar a congestão nasal!




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *