Como deixar e parar de beber café


Como deixar e parar de beber café

Um vício é chamado de vício por isso mesmo, por ser algo a que o corpo está habituado e necessita regularmente para o normal funcionamento. Tal como com as drogas, há determinados alimentos que contêm substâncias que provocam dependência. É o caso da cafeína.
Encontrada em vários alimentos, é no café que reside a maior quantidade de cafeína por mililitro. A cafeína é hoje vista como uma substância que provoca grandes dependências nos seus consumidores e o composto químico que faz com que as pessoas não consigam deixar e parar de beber café.

Se o seu objectivo é deixar de beber café, convém primeiro saber o que está a ganhar com essa atitude, ou melhor, o que não está a perder, pois a cafeína traz muitos malefícios para a saúde.  O seu coração e todo o sistema cardiovascular são os primeiros a sofrerem os efeitos da cafeína, seguindo-se o estômago, os rins, e distúrbios psicológicos.
Por partes, o consumo excessivo de cafeína provoca alterações no ritmo cardíaco, podendo mesmo chegar a contrair arritmias. Nos efeitos gastro intestinais, a digestão é a primeira a ser afectada, mas também pode ocorrer perdas de apetite. Para além disto, há a lendária problemática entre o sono e o café. Há que diga que o café provoca sonolência, mas no geral, as pessoas bebem café para ficarem despertas, pois a cafeína tem um componente energético bastante elevado, daí ser o composto base das bebidas energéticas, podendo muitas vezes leva-lo a sofrer de insónia.
O grande problema que maior parte dos dependentes de cafeína enfrentam é a reacção do corpo à falta dela. Tal como com todas as drogas, o corpo e principalmente o seu sistema nervoso vai ressentir-se e leva a alterações de estados de ansiedade e dores de cabeça. O melhor mesmo é não cortar totalmente, mas sim parcialmente, pelo menos nos primeiros tempos. O corpo não irá sentir a falta da cafeína na totalidade, mas habituar-se-á a não ter a dose completa. Aos poucos terá de ir reduzindo a quantidade de café que ingere. Por vezes, em alternativa, há quem opte por ingerir alimentos que contenham cafeína, como é o caso de alguns refrigerantes ou doces. No entanto,esse não é o caminho, pois pode atenuar o vício, mas estará a provocar outras alterações na sua saúde alimentar. (substitutos e alternativas ao consumo de café)
Comece por beber mais descafeinado. Não é que seja a melhor opção, mas ajuda, pelo menos durante um tempo. Depois passe para o consumo de chá.

Parar de beber café também pode ajudar na hora de deixar de fumar

Se sofre com os intervalos no trabalho, pois estava habituado a beber café, opte por tentar ganhar um novo hábito, desta vez com algo mais saudável. Sumo de fruta, batidos, ou até mesmo a própria fruta pode ser vantajoso para a recuperação e por uma vida mais saudável. Faça o que fizer, não compense um vício com outro vício. Há pessoas que ao tentarem deixar o café, começam a fumar ou vice-versa.
Altere o seu estilo de vida. Tente não dormir muito pouco, durma pelo menos sete horas diárias e pratique exercício sempre que puder. Beber água também vai ajudar bastante. Nunca é tarde para mudar hábitos.
E por falar em hábitos, comece a fazer uma alimentação mais equilibrada. Procure ingerir mais vegetais e frutas. Parece que não, mas todos estes novos hábitos podem contribuir para que deixe completamente o vício da cafeína muito mais facilmente.




[relfake id="1"]

16 Comentários

  1. eu fico estressada , tenho muita irritabilidade quando tomo cafe , hoje acordei e percebi que meu cafe tinha acabado , tomei um chá e por incrível que pareça estou mais disposta e calma hoje

    1. Julio de Souza diz:

      Comigo foi a mesma coisa, só que no lugar de chá, eu usei frutas como postei abaixo. ^^

  2. Julio de Souza diz:

    Trabalho com programação, estudo essa area também, como dito no documentario, um vicio leva a outro vicio, no meu caso eu queria parar de tomar café por conta propria e sem tomar conhecimento de como parar, resultado, acabei entrando no energeticos fortes, e resolvi trocar por algum outro alimento como frutas (Uvas, maçã, Pera) para que quando eu tomasse qualquer gole de café ou energetico em seguida, ficasse com um gosto horrivel por causa da fruta consumida antes, e assim reduzindo as dozes. Não vou negar, esse documentario me auxiliou muito também, me ajudou a entender o que estava acontecendo e qual a maneira correta de parar de vez com algo. Já tive problemas com Hepatite tipo A, foi um dos motivos para reduzir, por mais que não tenha nada relacionado ao figado ou tudo relacionado ao figado, já foi um dos motivos para parar de vez.

  3. ADAO MENDES DE MORAIS diz:

    Decidi para de beber café justamente por minha cabeça doer muito nos dias que não bebia. Sem falar que minha pressão estava muito alta. Por ser jovem, resolvi parar com um costume que meus pais me ensinaram desde criança, beber café. Esse artigo me esclareceu como e quando se deve tomar uma decisão dessas.

  4. Camila diz:

    Quando não tomo café sinto dor de cabeça, indisposição e sonolência, acabo sendo obrigada a recorrer a uma xícara. Obrigada pelas dicas, vou tentar segui-las.

  5. Josiane diz:

    Eu tomo café demais,se eu ficar sem tomar sinto muita dor de cabeça,ja tentei parar mas não conseguir.

  6. Sueli diz:

    E será verdade, que pode substituir o cafe normal, por um descafeinado adoçado com canela, pode ajudar a acabar com o vicio? Porq a cada cigarro que fumo, vai uma pequena dose de café. Ou seja, fumo um maço por dia, sendo assim, tomo mais de 20 cafezinhos por dia.

    1. Sueli diz:

      Só mais uma coisa, no caso de entrar com o descafeinado, e’ temporário, pois não quero substituir um vicio por outro.

  7. Sueli diz:

    Gostei mto da matéria que vcs postaram, e vou me esforçar pra conseguir a principio, diminuir, pois tenho mta enxaqueca.

  8. Ediana da matta miqueline diz:

    Tenho um filho autista e não sei oque fazer para ele para de toma café

  9. elivaldo diz:

    Pra mim está sendo dificil viver com esse vicio, tomo o descafeinado, mas acabo não resistindo ao com cafeina. Vou tentar diminuir aos poucos. obrigado pelas dicas.

  10. Lucenna diz:

    Tomo café desde sempre e parar de beber nunca foi uma opção, porém, vejo que esse vício está me fazendo mal. Uma vez que fiquei sem tomar café apenas uma manhã tive forte dor de cabeça, quase insuportável… tomo muito café pela tarde eu acabo com um quente frio cheio de café, em espaço de horas. Vou começar a desapegar amanhã, espero conseguir.

  11. Reinaldo filho diz:

    Maravilhoso seu conselho! Vou tentar seguir… gostei do jeito que explicou tudo.Parabéns!

  12. roberta diz:

    Eu preciso de ajudar, será que existe tratamento com médico? Eu sou viciada em café e sei que ele tem me causado muito mal a saúde, se eu não ingerir fico agressiva, irritada, muitas dores de cabeça acompanhada de vômitos etc…

  13. Abell diz:

    Eu bebo um copo grande de cafe pela manhã é um médio a tarde fiquei 1 ano sem café ☕ era maravilhoso nao sentir nescesdidade… aí inventei de beber uma um pouquinho voltei ao vício quero parar mais dói a cabeça

  14. Laerte Favero diz:

    Congratulações ! Para ajudá-lo a não necessitar de café, você tem que evitar de abaixar a pressão. A pressão cai muito, principalmente, quando perdemos hormônio sexual, e, uma dica para se recuperar rapidamente da perda, é comer ou tomar, logo em seguida, 1/2 litro ou + de suco concentrado de manga com leite e coco ralado (p.ex.) e/ou 500 gr. de feijão bem cozido (nesse caso, recomento comer também, pelo menos, 1 banana madura ou amendoim).

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *