Como deixar de ter medo das alturas – acrofobia


perder-medo-alturas-deixar-ter-medo-alturas

Você sente um friozinho na barriga quando está num lugar alto? Acrofobia, ou medo das alturas, é mais frequente do que se julga. Há muitas pessoas que têm medo das alturas e algumas não se ficam mesmo pelo friozinho na barriga acabando por sofrer ataques de pânico.

Apesar de complicado, o medo das alturas, ou a acrofobia, é possível de combater! Veja aqui como pode perder o medo das alturas.

Ter medo das alturas não é brincadeira e pode mesmo exigir apoio médico especializado. O medo das alturas pode ainda derivar de algum problema de saúde. Importa por isso, consoante a gravidade do medo, consultar um médico para que este possa avaliar com exatidão o problema e as causas do mesmo. Se o seu caso é mais ligeiro é possível lidar com o medo seguindo algumas dicas.

 

Tome nota dos nossos conselhos para perder o medo das alturas:

Analise se efetivamente a situação representa perigo. O medo das alturas deve ser analisado de forma racional para que consiga fazer retroceder todo o processo de medo. Questione os seus medos. Será que o corrimão onde está apoiado se pode quebrar mesmo? Este é um exemplo de questão que o ajudará a reduzir o medo e a redimensionar o real perigo da situação.

Respire profundamente. Numa situação de medo, o nosso organismo vai desencadear todo um processo de ansiedade e medo que nos leva a respirar rapidamente e a sentir tensão. Respire pelo diafragma de forma a oxigenar melhor os seus pulmões, coração e cérebro. Assim consegue desacelerar o coração que entretanto disparou e aquietar a mente. Concentre-se totalmente na sua respiração.

Enfrente o seu medo. Gradualmente vá-se expondo ao medo e avance. O medo pode paralisar-nos e é importante ir tomando conta do medo antes que ele tome conta de nós. Há casos em que sozinhos somos capazes de ir enfrentando o medo. Hoje avançamos um passo, amanhã outro, depois de amanhã mais outro e por aí fora. Defina o seu ritmo mas vá enfrentando o seu medo.

Peça ajuda às pessoas que estão consigo. Desabafe com os que lhe são mais próximos para que estes possam entender o seu sofrimento e o possam ajudar a superar o medo. Se estiver a enfrentar o medo e tiver ao seu lado um amigo ou familiar pode, por exemplo, pedir que este lhe dê a mão de forma a sentir-se mais protegido.

Não tenha vergonha do seu medo nem se isole. Se perceber que isto está a acontecer peça ajuda médica o quanto antes. Os médicos conhecem bem o medo de alturas e sabem como ajudar os seus pacientes. Largue os preconceitos e estereótipos. “Os homens não têm medos” é uma crença que limita o sexo masculino, que envergonha os homens e os fazem ficar presos ao seu medo. Não é por um homem ter medo de alturas que se torna mais “fraco” nem é por não ter medo que se torna um homem mais forte. “O homem não é do tamanho dos seus medos”.

A acrofobia ou medo de alturas é algo muito sério! 

Siga os nossos conselhos para ir acostumando e vivendo com a acrofobia! Com o tempo, se lutar contra ela, vai se acostumar e vai conseguir aliviar essa ansiedade que toma conta de si quando está num lugar mais alto! Claro que não vai perder o medo da altura de um prédio de 20 andares de um dia para o outro… Mas também não precisa ficar à janela! Nosso truques podem ser úteis para ajudá-lo a subir as escadas, a perder o medo para andar de avião, praticar alguns esportes mais radicais, caminhar na montanha, ir à varanda do seu quarto sem problemas, etc…




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *