Como deixar de ser Sedentário


Somos cada vez mais sedentários e não há como negar isso. As pessoas vivem numa correria constante entre trabalho e vida pessoal e esquecem-se da importância de praticar desporto e de ser menos sedentário.

Existem estudos que nos informam que todos os anos morrem cerca de 5 milhões de pessoas em todo o Mundo devido ao sedentarismo excessivo. Por muito gostoso que seja chegar em casa e deitar no sofá assistindo TV, a verdade é que esse hábito a longo prazo vai trazer consequências nefastas para sua saúde. Por isso está na hora de deixar a preguiça de lado e dizer adeus ao sedentarismo!

Confira 10 dicas infalíveis para deixar de ser sedentário!

Deixar de ser sedentário não é um passo fácil. No entanto, a primeira tarefa está feita! É reconhecer que está a tomar uma atitude sedentária e procurar ajuda para mudar! Veja então as dicas para conseguir ser mais ativo e deixar de ser sedentário:

1 – Escolha um exercício de que goste verdadeiramente

Sejamos realistas: após um dia de trabalho a vontade de treinar não é muita e se você praticar um desporto que não lhe dê qualquer tipo de prazer, não vale a pena insistir nele. Experimente diversas atividades físicas e perceba qual é aquela que o faz sentir melhor. Há pessoas que gostam de correr, outras que gostam de fazer pequenas caminhadas e outras ainda que se exercitam dançando. E não é necessário treinar todos os dias, mas é importante que defina dois ou três dias por semana para fazer exercício e deverá encarar esse compromisso como algo que jamais poderá ser cancelado!

2 – Tenha calma na hora da mudança 

Não é preciso virar um aficionado da academia para ter um estilo de vida mais saudável. Não há problema em não gostar de malhar, mas há que ter força de vontade para treinar com frequência. Não coloque metas inalcançáveis, como treinar todos os dias ou perder 20 kgs num mês. Comece devagarinho para o seu corpo se habituar e com o tempo o que agora é visto como uma obrigação se tornará num hábito muito natural.

3 – Cuidado com a alimentação

Uma alimentação saudável é o princípio de tudo e você deve adotá-la como um estilo de vida e não somente como um meio de perder peso. Coma verduras e frutas diariamente, corte nos fritos e nos produtos congelados. Tudo isso junto com uma vida mais dinâmica vai ter um efeito muito positivo no seu bem-estar geral.

4 – Privilegie as escadas

Pode parecer que essa dica não tem grande influência na sua vida, mas na verdade é uma das mais importantes. Para deixarmos de ser realmente sedentários, temos que começar pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Quando tiver que optar entre subir de escada ou de elevador, opte pela escada! Isso vai fazer com que você se exercite um pouco e que perca esses hábitos de preguiça!

5 – Estacione mais longe…

…e poupe no estacionamento! Aqui temos uma vantagem 2 em 1. Não seja daquelas pessoas que só não param o carro dentro do restaurante porque ele não cabe. Deixe o carro a uns dois ou três quarteirões de distância e faça uma caminhada! Isso vai ajudar você a criar hábitos de pessoa não-sedentária e é mais um pequeno passo para a sua transformação!

6 – Lave o carro 

Lavar o carro consome 300 calorias. Já viu o que você pode eliminar apenas com a lavagem do seu carro? Da próxima vez que precisar de dar banho à sua viatura, opte por fazê-lo por você mesmo e evite ir no lava-tudo!

7 – Limpe a casa 

Coloque a música bem alto e comece a limpar a sua casa. As tarefas domésticas ajudam a queimar muitas calorias e no final você vai sentir-se muito feliz por ter o seu cantinho limpo e cheiroso!

8 – Leve o seu cachorro a passear

Além de ser uma tarefa muito relaxante, passear o seu cachorro faz com que seja obrigado a caminhar e a queimar calorias. Passeie o seu cachorro pelo menos duas vezes por dia e faça caminhadas de 20 minutos. E se você não tem um cachorro, que tal adotar um? É algo benéfico para ambas as partes!

9 – Procure acompanhamento profissional 

Se você não consegue ganhar estes hábitos sozinho, então talvez seja boa ideia procurar ajuda especializada, como um personal trainer. Ele irá indicar-lhe os melhores exercícios para si e será mais fácil ganhar hábitos saudáveis.

10 – Procure uma companhia 

Tudo se torna mais fácil se estivermos com uma companhia. Assim, procure um amigo ou colega de trabalho que também queira ser mais saudável e menos sedentário e combinem saídas juntos para caminhar ou para ir na academia. Estar junto de pessoas que têm os mesmos objetivos que nós motiva-nos mais facilmente!


Pela sua saúde: deixe de ser sedentário! O sedentarismo a longo prazo causa problemas como obesidade, hipertensão, problemas musculares, problemas cardiovasculares, entre outros! O seu corpo precisa de ser exercitado e possivelmente você já passa muito tempo sentado a trabalhar, por isso nas horas livres deve esforçar-se por ser uma pessoa mais saudável e dinâmica!




Recomendados Para Você:


Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *