Ser boa pessoa é maravilhoso e é a forma como lidamos com os outros que revela o nosso verdadeiro carácter. Mas é preciso ter cuidado para não cairmos no erro de sermos bonzinhos demais para os outros, porque isso é mau para nós.
Quando somos demasiado bonzinhos para os outros, acabamos sendo menos bons para nós próprios, pois colocamos sempre em primeiro lugar a vontade e os desejos dos outros e anulamos as nossas próprias necessidades. Quando somos bonzinhos demais, os outros pensam que podem fazer tudo connosco e acabam magoando o nosso coração inocente e ingénuo!
Por isso, está na hora de deixar de ser bonzinho demais e aprender a se valorizar! Confira as nossas dicas!
Não tente encontrar desculpas que atenuem os comportamentos errados das outras pessoas. Por vezes, quando alguém de quem gostamos nos magoa, temos tendência a desculpar o comportamento. Se você fizer constantemente isso, vai estar sendo bonzinho demais e não vai estar sendo justo com você mesmo. Aceite que algumas pessoas são realmente más e manipuladoras e que apenas querem aproveitar-se da sua infinita bondade. Quando alguém o magoar, confronte a pessoa e explique os motivos pelos quais ficou magoado. Se a pessoa continuar agindo mal com você, talvez esteja na hora de tirar essa pessoa da sua vida.
Costuma dizer-se que quem é adorado por todos não pode ser boa pessoa! Por isso, não caia no erro de querer ser amigo de todas as pessoas. É normal que haja gente que não gosta de nós, até porque Deus que é Deus não agradou a todos! Quando somos muito bonzinhos, caímos na tentação de agir para agradar os outros, deixando para segundo plano as nossas vontades. Isso não é correto e pode até passar uma imagem de falsidade para os outros. Não tenha problemas em dizer “não” quando você não quiser fazer algo, nem tenha receio de mostrar o seu desagrado com alguma situação.
Não há pessoas perfeitas e os nossos defeitos fazem parte da nossa essência e da nossa personalidade. Quando somos muito bonzinhos, queremos passar uma imagem de perfeição para os outros: estamos sempre felizes e nada de mal corre na nossa vida! Essa imagem é irreal e os outros perceberão isso. É importante que aceite as suas fraquezas e que aceite que não podemos agir sempre da melhor forma. Saber aceitar os próprios erros é um passo importante para sermos felizes.
As pessoas que são demasiado boazinhas têm a tendência de tratar sempre bem os outros, mesmo que sejam mal tratadas. A lição mais importante a reter é: trate os outros do jeito que eles o tratam! Se você começar a agir com os outros do mesmo modo que agem com você, vai acabar ganhando mais respeito por parte deles. As pessoas vão perceber que você tem sentimentos e personalidade para agir de outra forma e na próxima vez que tiverem vontade de tratar você menos bem, vão pensar duas vezes antes de o fazer!
Não confie em todo o Mundo, nem pense que toda a gente quer o seu bem. A verdade sobre a vida é bem mais dolorosa: existem pessoas más e invejosas que ficarão felizes por ver o seu fracasso. Assim, não confie em todas as pessoas e só se abra para quem você realmente confia e para quem já provou que quer o seu bem!
Os bonzinhos são apelidados de ingénuos e inseguros. Não há mal nenhum em ser ingénuo, mas não devemos deixar que os outros percebam essa nossa característica porque eles irão querer tirar partido disso em seu próprio benefício. Treine a sua imagem de confiança: caminhe com a coluna direita, sorria sempre e mantenha-se informado sobre a atualidade para poder participar de conversas e dar uma opinião fundamentada!
No mundo em que vivemos, é perigoso sermos bonzinhos porque os outros certamente que irão aproveitar-se de nós! É muito bonito ser boa pessoa e queremos que continue a sê-lo. Mas chegou a hora de pensar em você e de se valorizar. Você é a pessoa mais importante da sua vida e é a você que deve agradar!
Categorias: arquivo