Como deixar de ter sono durante o dia


Quem nunca passou o dia a bocejar, que atire a primeira pedra! Há dias em que mesmo depois de uma dose astronómica de café, continuamos ensonados e com dificuldade de concentração. Passar o dia com sono, é prejudicial ao bem-estar e saúde das pessoas, afetando muitas vezes a execução das tarefas diárias.

Neste artigo vai aprender a deixar de ter sono durante todo o dia e conseguir aproveitar melhor o dia!

O sono é muito complicado de ultrapassar, e nem mesmo um café por vezes é suficiente para evitar bocejos ao longo do dia (mas pode ajudar)… Se aplicar as nossas dicas, estamos convencidos que vai passar muito melhor durante o dia e o sono não será tão intenso!

Porquê é que temos sono durante o dia?

Existem muitos motivos que podem ser responsáveis pelo facto de termos sono ao longo do dia. Dormir mal é, à partida, o mais lógico e fácil de encontrar. É fundamental ter uma boa noite de descanso. Dormir sem luz, num colchão adequado ao corpo e num quarto com uma temperatura agradável é essencial para que consiga relaxar durante a noite e recuperar a energia para o dia seguinte.

Mais importante do que a quantidade de horas que passa a dormir é a qualidade do sono. Pode passar o dia com sono por motivos de saúde. Ter algum problema respiratório é um fator que prejudica o sono, fazendo-o acordar várias vezes durante a noite.

Pode também acontecer que não consegue dormir direito porque tem ao lado alguém a ressonar durante toda a noite! Por fim, e bastante mais preocupante, é o facto de o excesso de sonolência poder estar associado a algum problema de saúde sério. Se sentir que o excesso de sono prejudica realmente o seu dia-a-dia não hesite em consultar um médico.

Neste artigo damos-lhe algumas dicas infalíveis para que passe os dias com menos sono!

  • Faça exercício físico: exercitar o corpo durante o dia é um bom truque para ter uma melhor noite de sono. Além de ficar cansado e adormecer mais facilmente, vai eliminar gordura, o que ajuda a respirar melhor.
  • Não veja filmes nem leia livros estimulantes antes de dormir: se vir um filme ou ler um livro que mexe com as suas emoções, vai ser mais difícil “desligar” o cérebro e relaxar convenientemente. Ver televisão e estar no computador prejudica o sono devido à sua intensa luminosidade.
  • Criar rotinas na hora de acordar e deitar: nem sempre é fácil seguir este conselho mas o nosso corpo habitua-se às horas de sono e acaba por estar preparado para descansar quando a hora se aproxima. Dormir pouco num dia e muito no dia seguinte vai criar uma grande confusão e vai prejudicar o descanso.
  • Beba mais água: é o conselho mais básico de todos mas um dos mais importantes. Repor os níveis de hidratação no corpo vai ajuda-lo a sentir-se com mais energia.
  • Tome um bom café da manhã: é a refeição mais importante do dia, mas é muitas vezes subestimada. É normal ter pressa de manhã e ter que fazer tudo “a correr”. No entanto, deve sempre guardar tempo para tomar um bom pequeno-almoço, de modo a acelerar o seu metabolismo. Isso vai fazer com que se sinta mais motivado a começar o dia!
  • Ouça música animada: naqueles momentos em que achar que o sono o vai vencer, coloque música animada. Há estudos que revelam que as pessoas que ouvem música são mais energéticas do que as restantes. Ouça música e verá o seu estado mental e físico a melhorar!
  • Ingira alimentos com ómega 3: o salmão é uma ótima fonte de ómega 3 e é um dos alimentos mais recomendados ao jantar. O ómega 3 ajuda a relaxar o corpo e, consequentemente, a ter uma noite de sono mais relaxada!
  • Tome um banho de água fria: tomar um banho de água fria mal se acorda é uma espécie de tortura dos tempos modernos mas é um truque infalível para ficar mais desperto. Se não conseguir tomar banho com a água totalmente fria, vá alternando entre a água morna e uns jatos de água fria. Vai ajuda-lo a acordar!
  • Faça uma sesta: se tiver oportunidade, faça uma sesta com o máximo de 30 minutos. Vai conseguir repor os níveis de energia no seu corpo e terá mais concentração para aguentar o resto do dia!
  • Tome um suplemento de magnésio: a sua sonolência pode ser causada por défice de magnésio no seu organismo. Tomar um suplemento vitamínico de magnésio pode ajuda-lo a ter maior concentração.
  • Não trabalhe em locais de descanso: trabalhar no seu quarto ou sentado no sofá da sua sala é um erro. O seu subconsciente associa esse locais ao repouso e vai acabar por relaxar, fazendo com que não consiga ter energia para trabalhar. Deve fazer uma divisão clara entre locais de descanso e locais de trabalho.
  • Faça pequenas pausas frequentemente: levante-se para tomar um café ou para conversar com um colega de trabalho. Ao contrário do que muitas pessoas defendem, estas pequenas pausas ao longo de um dia de trabalho são estimulantes e motivadores. Estar muito tempo parado a trabalhar no computador vai faze-lo sentir a monotonia e acabará por perder energia e concentração.

Estas são algumas dicas para ficar mais desperto durante o dia! Relembramos que se sentir que o seu excesso de sono prejudica em grande medida a sua vida, deve consultar um médico brevemente!




[relfake id="1"]

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *