Como deixar de usar chupeta – qual a idade?


O assunto deixar de usar a chupeta, e a idade que a criança deve largar a mesma, tem vindo a ser motivo de debates entre os profissionais de saúde, apesar das mães acharem que a chupeta é essencial para a criança.

A chupeta é um dos primeiros acessórios a ser comprado, pois a chupeta tem o objectivo de acalmar a criança, o que todos os pais mais desejam quando a criança está a chorar. Mas, mesmo assim ,os pais têm algumas questões e ultimamente têm vindo a ser mais discutidas. Algumas dessas questões são:
O uso prolongado da chupeta afecta a dentição e a fala?
O que prejudica mais é a chupeta ou chupar no dedo?
Qual a idade, e como tirar a chupeta dele?
Estas são as questões mais frequentes, o que faz com que os pais hesitem se darão ou não a chupeta ao seu filho, apesar de esta conseguir sossega-los durante algum tempo.
Tal como todos os outros acessórios, as chupetas têm as suas vantagens e desvantagens. Ela pode ajudar a acalmar a criança e permite que a criança aprenda a chupar. A chupeta tem a forma muito similar ao bico do peito da mãe daí a criança sentir-se bem. Mas, em casos prolongados de utilização, a chupeta pode vir a causar alterações nos arcos dentais e na musculatura facial da criança. Com o prolongamento da idade a chupeta pode levar a criança a ter problemas nos dentes como má formação do maxilar. Desta forma iremos ensinar como deixar de usar chupeta!

Qual a idade certa para deixar de usar chupeta

Agora que a chupeta faz parte da rotina da criança, esta vai sentir a sua falta caso opte por retira-la momentaneamente. A melhor idade para deixar de usar chupeta é entre os dois a três anos. Nessa idade, os pais já verificam que a criança roi a chupeta, uma vez que já tem dentes. Caso deixe o seu filho continuar a usar a chupeta vai-se tornar mais complicado retirá-la num breve futuro.

Artigo relacionado: Como deixar de usar fraldas

Como deixar de usar chupeta

Para que a criança deixe de usar chupeta deve cortar uma ponta do bico da chupeta. Com este método, a criança vai verificar que a sua chupeta não tem o mesmo gosto e começa a abandona-la. Uma outra forma é tentar esconder o máximo de vezes a chupeta, de modo que a criança comece a esquecer a chupeta. Sempre que volte a pedir, então arranje uma desculpa. Quando a criança perder a chupeta, não a deixe procurar mais e diga que não existe mais chupeta para que se mentalize, mesmo que chore durante algum tempo. Caso não conseguia através destes métodos indicados em cima, os pais devem recorrer a especialistas como fonoaudiólogos, dentistas e psicólogos, de modo a que ajudem a criança e os pais a ultrapassar este pequeno problema.
Deixar de usar chupeta é um problema que acontece com todos os pais. Se a criança não chucha na chupeta, opta pelo dedo que tem quase o mesmo efeito ou pior. Assim é muito importante um acompanhamento de um profissional de saúde especializado. O chuchar é uma forma que a criança tem de desenvolver determinados movimentos na boca, por isso nem sempre é mau usar chupeta, desde que tenha regra.




Recomendados Para Você:


1 Comentário

  1. TIAGO GOMES diz:

    EU SOU TIAGO GOMES TENHO 28 ANOS E TENHO UM VICIO DE USAR CHUPETA E AINDA HOJE MESMO ADULTO NÃO CONSIGO DORMIR SEM CHUPETA PODAREM AJUDAR ?

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *