Como deixar de usar fraldas


Como acontece com todas as conquistas infantis, não existe um momento para deixar de usar fraldas.

Cada criança tem o seu ritmo, não devendo ser pressionado somente por outra criança já ter ultrapassado essa fase com a mesma idade. Existem crianças que começam a deixar de usar fraldas mais cedo e outras mais tarde, cada uma a seu tempo. Desta forma, nós vamos falar um pouco sobre como deixar de usar fraldas.

Como deixar de usar fraldas com crianças sem a maturidade suficiente

O que acontece muitas vezes é os pais tomarem a decisão de começar a tirar as fraldas e não pensam se a criança esta predisposta a submeter-se já a esse processo. Existem crianças que não têm maturidade suficiente para controlar os seus esfíncteres, mas vai ser obrigada a deixar as fraldas. Este caso pode causar sérios problemas de incontinência urinária ou de intestino preso. Logo, o melhor que os pais têm que fazer é dar tempo ao tempo.

Artigo relacionado: Como deixar de usar chupeta

O que deve fazer para deixar de usar fraldas?

O momento certo para saber se pode deixar de usar fraldas é quando a criança já tiver alguma habilidade, ou seja, já souber exprimir os sentidos e vontades. Além disso, esta já deve conseguir ficar sentada sozinha durante 5 a 10 minutos, andar e falar para conseguir dizer que quer ir a casa de banho, no mínimo.
A idade não define o momento certo, mas o mais comum é que a partir dos dois anos se comece a tentar deixar de usar fraldas. Mas, como já foi dito anteriormente, cada criança é diferente. Se numa primeira fase verificar que a criança não se encontra apta a deixar de usar fraldas, não insista. Os pais têm que respeitar o momento da criança e não obrigar a fazer aquilo que eles querem. A hora de aprender como deixar de usar fraldas está a chegar quando a criança começa a dizer que fez xixi ou cócó ou então quando começa a fazer perguntas sobre o que os pais ou irmãos fazem na casa de banho.
Deve começar pela explicação sobre para que serve a casa de banho até que a criança fixe que é ali o local onde para fazer o xixi e o cocó. Pode também começar por deixar a porta aberta da casa de banho algumas vezes para a criança ver o que se faz.

As crianças e o penico colorido

Depois deste passo deve começar a familiarizar a criança com o penico. Coloque-o num local onde a criança possa ter contacto com ele e brinque e se sinta bem nele. Quando verificar que a criança já aprendeu para que serve o penico e como se senta nele, comece o processo de retirar a fralda durante o dia ou então durante algumas horas. Ao final de algum tempo a criança vai saber que não existe uma fralda. Neste processo deve sempre procurar a criança se tem xixi ou coco, oferecendo o penico. Este não é um passo muito fácil, pois vai existir muitas noites em que a criança vai fazer xixi na cama e durante o dia também.




Recomendados Para Você:


1 Comentário

  1. tiago gomes diz:

    eu Tiago Gomes tenho 28 anos e não consigo deixar de usar fraldas porque se não usar não me sinto e faço as necessidades na cama
    e alem disso eu só durmo com chupeta na boca e ainda a maio da noite ainda bebo leite no vibram

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *