Como deixar de estar viciado em video jogos


Jogar durante muito tempo um jogo, ou videojogo, seja na consola, no computador, na internet ou não, causa prejuízos mentais e sociais, e pode até levar a crises de abstinência. Evite esse tipo de distúrbios e saiba aqui como deixar de estar viciado em jogos.

Os homens são os principais afetados por este distúrbio de vício em jogos, principalmente os mais jovens. Percebe-se que os videojogos estão a “apoderar-se” de alguém, quando essa pessoa chega a casa e vai diretamente jogar, quando dorme pouco por ter ido dormir tarde porque ficou a jogar, sai pouco de casa, apesar de inventar outras desculpas, para poder ficar a jogar, isola-se no quarto a jogar, falta a compromissos para jogar, não janta com a família porque está a meio do jogo, etc…

Apesar de o afetado não estar a perceber, este tipo de distúrbios para além de prejudicar o cérebro e a vista devido ao esforço que faz, também afeta a sua saúde. Uma pessoa viciada em videojogos, dificilmente vai perder tempo a preparar uma refeição saudável e fica-se pelas típicas “fast-foods”, ou algo rápido congelado, que não é benéfico de forma alguma para o nosso organismo. Para além disso, leva uma vida sedentária, praticando pouco exercício que irá prejudicar a todos os níveis.

Artigo relacionados:
Como deixar de gostar de doces
Como deixar de comer muito

Mas como posso deixar o vício de jogos?

Perder esse vício dos jogos pode ser fácil! E nós vamos explicar-lhe como deixar de estar viciado em jogos.

Como primeiro passo, nunca deverá negar que tem esse tipo de vícios! Se tenta inventar desculpas para as outras pessoas de forma a tentar enganá-las de que não tem nenhum tipo de vício por videojogos, está também a enganar o seu cérebro e cada vez a viciar-se mais! Não negue que tem este vício, e tente sim, solucionar o problema!

Crie um plano com um orçamento anual e com limite razoável para poder comprar jogos. Além disso, não compre só por comprar! Desta forma vai estar a tentar deixar o seu vício, e por outro lado a economizar dinheiro.

Mude a sua mentalidade acerca dos jogos. É importante que perceba que os jogos que está a jogar não vão ter qualquer importância na sua vida futura. Entenda que não retira nada de produtivo dos jogos, e daqui a menos de 5 anos, a sua coleção de jogos será inútil… Pode ser o melhor jogador desse jogo, mas daqui a 5 anos quem se vai lembrar de si? Qual vai ser a utilidade disso?

Faça um plano em que limita o seu tempo de jogo por semana, e comece a diminuir progressivamente todas as semanas… Por exemplo, esta semana planeia jogar 20 horas (faça a distribuição pelos dias como desejar), para a próxima semana diminua o tempo para 18 horas… E vá diminuindo assim progressivamente.

Ofereça uma recompensa a si próprio caso consiga reduzir o seu tempo de jogo… Faça algo que gosta (para além de jogar), como recompensa do seu esforço.

Prometa-se a si mesmo que irá cumprir todas as suas obrigações, como escola, trabalho, família, compromissos, etc, tudo antes de começar a jogar. Os jogos devem ser utilizados como recompensa do seu bom comportamento.

Peça a alguém próximo de si (familiares, amigos, vizinhos, pais), para guardarem os seus jogos por uma semana ou duas, de forma a conseguir evitar ir jogar.

Por fim, arranje outras ocupações, como por exemplo jogos de desporto ao ar livre com outras pessoas, vai ver que melhorará em pouco tempo a sua saúde fisica e mental.




Recomendados Para Você:


1 Comentário

  1. graciete Morais Jorge diz:

    para mim

Comente ou Deixe a sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *